sábado, 17 de março de 2012

CACEHC inicia a temporada de observações 2012

Na noite de 08/03/2012, o Clube de Astronomia do Colégio Estadual Humberto de Campos (CACEHC) iniciou suas atividades abertas ao público a partir das 19 horas, o local escolhido foi a praça central da cidade de Santo Antonio do Sudoeste/PR. O projeto “Astronomia na Praça”, acontece com uma ou duas edições mensais, dependendo das condições do céu (bom para observação).



Internamente, os membros do Clube de Astronomia, em especial a equipe científica, reúne-se mensalmente para estudos técnicos. E todos são convidados para observação em local que ofereça boas condições de visualização dos astros. E ainda, mediante contato antecipado, oferece observações fechadas para outras escolas do município e municípios vizinhos.
Estiveram presentes nesta observação, membros do CACEHC, liderados pelo professor José Marcos, alunos do Colégio Estadual Humberto de Campos-EFMP, acompanhados pela diretora Elizangela, pela pedagoga Maria Vonete e pelos pais que acompanharam seus filhos. Também participaram da observação alunos de outras escolas estaduais e municipais, além de pessoas que passavam pelo local. Ao todo, estima-se que cerca de 150 pessoas participaram da observação.
A observação iniciou com a visualização dos planetas Vênus e Júpiter, que no início da noite encontravam-se a mais ou menos 40º do horizonte Oeste, na sequência os equipamentos foram orientados para Leste para observar a Lua e o planeta Marte. Apesar da luminosidade ainda foi possível observar a Nebulosa de Órion, alguns aglomerados de estrelas, localizar constelações. E para fechar a noite, no horizonte Leste, foi a vez do planeta Saturno revelar seus anéis para agraciar o público que ainda estava presente.


































































Nenhum comentário:

Postar um comentário