terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O CACEHC acompanhou o eclípse total da Lua de 21/12/2010

ECLÍPSE LUNAR total de 21/12/2010
Equipamento utilizado: Telescópio Newtoniano 200 mm, Ocular de 30 mm e câmera fotográfica Samsung 6.3 – 18,9 mm
Horário do início da observação:3:30' (lua na penumbra - brilho fosco) Horário do término da observação:6:10' (lua na umbra - totalmente encoberta)

DEFINIÇÃO: Um eclipse acontece sempre que um corpo entra na sombra de outro. Assim, quando a Lua entra na sombra da Terra, acontece um eclipse lunar. Quando a Terra é atingida pela sombra da Lua, acontece um eclipse solar. A órbita da Terra em torno do Sol e a órbita da Lua em torno da Terra, não estão no mesmo plano, ou ocorreria um eclipse da Lua a cada Lua Cheia e um eclipse do Sol a cada Lua Nova. O plano da órbita da Lua está inclinado 5,2 ° em relação ao plano da órbita da Terra. Portanto só ocorrem eclipses quando a Lua está na fase de Lua Cheia ou Nova e quando o Sol está sobre a linha dos nodos, que é a linha de intersecção do plano da órbita da Terra em torno do Sol com o plano da órbita da Lua em torno da Terra.

CURIOSIDADES: Embora sejam fenômenos corriqueiros, nem sempre existe a coincidência de ocorrerem na mesma data. A última vez que aconteceu um eclipse lunar próximo ao solstício de verão foi em 1991 quando a Lua ficou apenas 9% coberta pela sombra da Terra. Se buscarmos por outro eclipse lunar combinado com solstício de verão remontamos a 21 de dezembro de 1638. Uma próxima ocasião será somente em 2094 quando um eclipse total da Lua, visível em parte no Brasil, coincidirá com o solstício de verão no dia 21 de dezembro.

Quatro eclipses solares parciais e dois eclipses lunares totais estão previstos para 2011, uma combinação rara que acontecerá apenas seis vezes no século XXI.

ACOMPANHAMENTO DO FENÔMENO

A primeira e a segunda foto apresentam a lua quase cheia com fundo azulado no final da tarde de domingo (19/12/2010), a terceira foto com fundo escuro e a lua com cor mais acentuada, também é do domingo (noite). A partir da foto (quarta) em que a lua está mais clara, com menor definição é o dia do eclípse, 3:40' da manhã de 21/12/2010, a lua apresenta uma cor esmaecida por ter entrado na penumbra da Terra, já a quinta foto mostra a lua entrando na umbra da Terra (parte mais escura da sombra), a partir das 4:30' e aí sim seu brilho começa a diminuir bastante. Na sequência as fotos mostram a evolução do eclípse, por volta das 5:40' a Lua estava totalmente na umbra (encoberta) e assim foi adquiririndo uma cor laranja a avermelhada. A última foto mostra a lua por volta de 6 horas da manhã.






















































































































Por José Marcos Sinhorini - presidente do CACEHC


























































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário